Ao realizarmos um ultrassom de rotina com 13 semanas de gestação percebeu-se que o nosso filho Guilherme tinha os membros inferiores e superiores menores que o tamanho normal. Com 24 semanas, o resultado de um exame genético confirmou que o nosso filho tem uma má formação esquelética conhecida como Displasia Diastrófica (Diastrophic Dysplasia), que é um tipo raro de nanismo. Criamos este blog para compartilhar nossas experiências, ajudar outros pais na mesma situação e para mostrar o quanto ele alegra a nossa família.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os Gessinhos

O Guilherme nasceu com os pés moderadamente tortos para dentro e para baixo (equinovaros), sendo uma característica comum de bebês com displasia diastrófica.


O ortopedista infantil visitou o Guilherme no hospital e indicou o método Ponseti para a correção. Este método consiste no uso de três ou quatro botinhas de gesso, trocadas semanalmente. Posteriormente, se o tendão de Aquiles permanecesse rígido, seria feita uma tenotomia (corte no tendão) para provocar o crescimento do tendão. Após a tenotomia, seria usado mais uma bota de gesso por três semanas para a cicatrização completa. Depois disso, para evitar que os pés entortassem novamente, deve-se utilizar uma órtese de Dennis Brown para manter os pés na posição e ângulo corretos. Então, com 6 dias de vida, fomos ao ortopedista para iniciar o tratamento com botas de gesso.


Abaixo pode-se ver a evolução dos pézinhos após retirar o primeiro gesso no dia 13 de dezembro de 2009 (15 dias de vida). Os gessinhos foram tirados em casa em um banho de água morna. A primeira vez foi bem difícil e estressante para o Guilherme, levando em torno de 1 hora.

3 comentários:

  1. Oi Andreia! O Guilherme esta cada vez mais lindo e grande vou acompanhar o crescimento dessa criança tão querida. Desejo a vocês muita fé e estarei aqui torcendo para que o Guilherme seja muito feliz, pois ele tem uma mãe maravilhosa. Bjos Rita

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professora Andreia tdo bem? O Guilherme é muito fofo e corajoso, parabens, desejo a vocês muita força nesta caminhada, e a cada dia admiro você mais e mais, que Deus abençoe todos vocês.....
    Um grande beijo Rosana (Joinville)

    ResponderExcluir
  3. boa tarde ... pais especiais .. tenho uma filha tb com displasia diastrofica .. gostaria de conversar melhor com vcs
    tatyane_nardin@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir